Bem-vindos!

Esse blog explora questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!

quarta-feira, 30 de março de 2011

CSO - chief sustainability officer

Empresas conectadas  entendem que há uma nova vantagem competitiva numa economia sustentável  e já sabem que buscar somente a satisfação de seus consumidores não é mais como era antigamente. Novos interesses surgem nas relações com stakeholders, e seu engajamento pode ser essencial na busca de uma construção em conjunto, inovação em produtos, processos e estratégias, além do fortalecimento de vínculos e a conseqüente valorização da marca.

Setor público e privado em todo o mundo têm investido em diversas ações de sustentabilidade para desenvolver lideranças na área socioambiental para poderem dar conta do recado.

Diversas são as preocupações dos executivos que totalmente ou parcialmente lidam com as questões de sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo consciente, negócios inclusivos, consumidores eco-conscientes, programas de energia alternativa, novas regulamentações são alguns dos temas que estão em pauta. E como qualquer função inovadora, os CSOs aprendem muitas vezes na prática, o que inclui participar de conferências "verdes", debates sociais e muitas horas gastas na leitura sobre o sustentabilidade.

O Los Angeles Times, afirma que os executivos da Sustentabilidade sucedem os gestores da diversidade e os especialistas em inovação da década de 90, com um igual enfoque nas matérias de responsabilidade corporativa, relações públicas e fins lucrativos. Mas... o mesmo jornal ainda nos conta que segundo um relatório do Sustainable Enterprise Institute, entre as empresas do índice Russell 1000, apenas 125 têm um comitê de nível executivo voltado para a responsabilidade social ou ambiental, saúde e fiscalização da segurança.

Fontes: Agenda Sustentável/Environmental Leader (http://www.agendasustentavel.com.br) e HSM Online
03/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário