Bem-vindos!

Esse blog explora questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Material de ponto de venda sustentavel: o que você acha disso?

Nosso trainee hoje foi a um encontro para tratar da Política Nacional de Resíduos Sólidos e trouxe varias perguntas e algumas possíveis respostas.  Para quem não esta acompanhando o tema a lei sancionada no ano passado visa a proteção ambiental e inclusão social no que tange a cadeira de " produção" de resíduos sólidos.

Um dos pontos que ele me comentou e que me pareceu muito interessante e' como fazemos para fechar o ciclo? Como as empresas, podem assegurar a coleta das embalagens desde que são descartadas pelo consumidor ate que virarem um novo produto final?
 
Aqui temos alguns pontos interessantes, como educar o consumidor final para separar o lixo ( por sinal você sabe separar o seu lixo direitinho?) e desfazer-se dele de uma forma em que os responsáveis por ele, segundo a lei as empresas, possam dar um fim adequado a ele? Suponhamos, que conseguimos sanar o problema e a difícil tarefa de educar o consumidor. Temos ainda que trabalhar com a cadeia de coleta. Existem alguns exemplos no mundo muito interessante sobre isso - prometo que haverá um post sobre isso no futuro.
Ok, segunda suposição, conseguimos fazer a coleta de uma forma ou de outra. Dai o que fazemos com o produto final disso, quando o resíduo solido, foi separado e esta pronto para ser utilizado? Há uma dezena de possibilidades, podemos como no caso do Pao de Acucar, transformar o papel reciclado em partes de embalagens de uma linha sustentável, como a TAEG, ou como a coca-cola que essa semana lançou um display feito de papelão, 100% reciclável chamado de 'Give It Back'. Esse material de PDV será fornecido aos varejistas que vendem  a bebida e deve ser devolvido à fabricante ao termino do uso, que ficará encarregada de recuperar e reciclar as prateleiras. O plano é que os displays ecológicos estejam disponíveis nas lojas dos EUA até o final deste ano.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário