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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cases de Greenwashing - Coca-cola Canadá? O que vocês pensam?


Sou a favor de empresas éticas que usem da comunicação para contar ao consumidor de ganhos reais, de bons processos e compromisso com a melhoria do nosso planeta. E eu apoio sim que essas escolhas, balizem a preferência do consumidor e que ele nos brinde com a sua compra. Na minha busca por fazer a minha parte para as organizações darem o melhor de si e transmitir isso ao consumidor estou desenvolvendo junto com outros colegas do setor um guia para uma comunicação mais sustentável. Nessas buscar, através do linkedin, me indicaram um site fantastico para conhecer vários casos de greenwashing:
Encontrei o caso da coca-cola. Eu me assustei. Eu fã da coca-cola, gosto mesmo de beber Coca-Light Plus . Como ex-marketeira, achei muito bem construído o filme. Usam o caminhão vermelho da coca-cola que é um símbolo forte da marca, o música é alegre e passa uma certa felicidade. Várias imagens bonitas, excelente diretor de fotografia!, com legendas sobre as ações de impacto sócio-ambiental da marca. O narrador é uma criança – afinal o conceito de sustentabilidade é desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações, certo?  

A pessoa que incluiu o vídeo da coca-cola Canadá, como exemplo de greenwashing maldoso fez o seguinte comentário no blog:
“Limpe seu ato, não sua imagem. Coca Cola é um mestre da imagem. Coca-Cola tenta apresentar seu lado Responsabilidade Social no seu último filme numa campanha positiva. A água é o ouro azul. A privatização da água e outros recursos incentiva a falta de acessibilidade a todos os níveis de renda. Dasani, a produtora da embalagem que aparece no filme, usa 2x a quantidade de água para fazer / reciclar a garrafa de plástico, para preenchê-lo. Mesmo se as garrafas sejam feitas de material vegetal de 30%, o plantio de árvores não é suficiente para limpar os resíduos da fabricação ou transporte das garrafas. Para seu próprio bem, os consumidores deveriam usar garrafas de aço inoxidável de água, fervem e filtram a sua própria água e fazendo tudo o possível para evitar a poluição das águas, não apenas doar para organizações ambientais como o WWF. Coca-Cola deveria ter uma frota verde de grandes caminhões vermelhos se realmente quiser falar sobre responsabilidade ambiental e entregar a felicidade sustentável para as gerações futuras. Se a Coca Cola, alimentos / bebidas líder da indústria que converter todos os caminhões de grande e vermelho numa frota verde: isso é que eu quero para o Natal.”

Crítica dura, né? E vocês o que opinam? Eu teci os seguintes comentários:

Análise da campanha:
  • Filme muito bem construído o filme, várias imagens bonitas, excelente diretor de fotografia – imagens sugestivas, talvez até um pouco demais;
  • Usam o caminhão vermelho da coca-cola que é um símbolo forte da marca, o música é alegre e passa uma certa felicidade – trabalham com o lado emocional do consumidor. Insinuante: a frota da coca-cola é verde?  
  • Explicações sobre as ações de impacto sócio-ambiental da marca – são relevantes considerando os impactos das operações da empresa?
  • O narrador é uma criança –  alinhado com o conceito de sustentabilidade é desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações
  • A empresa produtora da embalagem que aparece no filme usa 2x a quantidade de água para fazer / reciclar a garrafa de plástico, para preenchê-lo. Mesmo se as garrafas sejam feitas de material vegetal de 30%, o plantio de árvores não é suficiente para limpar os resíduos da fabricação ou transporte das garrafas. Isso não é tocado no filme
  • Pontos positivos – não usa jargão, não usa expressões de significado obscuro, não se diz a empresa Best in class.

 

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