Bem-vindos!

Esse blog explora questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!

quarta-feira, 30 de março de 2011

Animais - nossos amigos

Estou olhando para meu querido companheiro Zeus. Ele esta presente todo dia e me espera abanando o rabo nao importa a hora que chego. E´ um West Highland White Terrier. Isso mais o excelente artigo de segunda-feira da folha de Sao Paulo - caderno The New York Times me faz pensar sobre como a conexao entre humanos e animais tem se transformado; na medida em que a nossa relacao com a natureza se transformou nas ultimas centenas de anos.

No filme matriz o agente Smith diz que: " Os seres humanos são como virus, se alojam em um local, sugam todos os recursos disponíveis." Certamente se refere a ao nosso descaso com o meio-ambiente e outros seres que estao a nossa volta.

Ao mesmo tempo, em algumas culturas e religioes os animais sao incorporados e ate cultuados. No budismo ha diversas referencia em " Ser manso como um leao, audaz como um tigre..."

Paradoxal a nossa relacao com o mundo que nos cerca.....

Sustentabilidade fala de um mundo, de processos holisticos em que se consideram todos os atores e o contexto das coisas. Me pergunto, para onde caminharemos com a nossa relacao com os animais? Vamos continuar sendo seletivos em relacao a quais amamos, quais temos que exterminar e quais vamos preservar? Nos consideramos hoje, com toda a mudanca de consciencia e estrago que temos causado, sabios suficientes para jogar com o planeta e a natureza como fosse nosso quintal?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tudo bem?
    É o Alexandre, trabalho com o Dalba na ABDL!
    Legal o blog!
    Apesar de vc descrevê-lo lá em cima tratando de questões de sust. no ambiente corporativo, o tema tem muita coisa do dia-a-dia, boa sacada...
    Alias, o nome do blog é inspirado no programa que vc desenvolve na J&J (ou viceversa)?

    beijos!
    Ale

    ResponderExcluir
  3. Oi Ale, o blog tem principalmente o viés corporativo, mas como eu acredito que sustentabilidade tem na verdade um impacto no indivíduo, também procuro tratar do tema na vida diária. Por isso o nome do blog... Obrigada por acompanhar o todo dia sustentável!

    ResponderExcluir