Bem-vindos!

Esse blog explora questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Reflexões sobre sustentabilidade

Ando fazendo minhas reflexões sobre sustentabilidade. Penso que a função da sustentabilidade numa empresa seja de ser o promotor de uma cultura mais sustentável, de processos de gestão mais sustentáveis, de pessoas mais conscientes de seu poder e impacto e assim como ser o facilitador de negocios transformadores. Não é um escopo de trabalho fácil. Tampoco rápido.

Hoje estava lavando a louça e pensei como no passar dos anos, principalmente desde que comecei a trabalhar com o tema, passei a ter mais consciência e também decidi mudar de hábitos. Antes, é óbvio que eu sabia que era importante reciclar, falavam na minha escola - era bastante progressista para a época - e também sabia da questão da água. Mas, introjetar hábitos mais sustentáveis, isso é outra coisa. Levar no pão de açúcar seu lixo reciclável, ensinar a empregada a separar é outro passo. Modesto, admito. Mas é um passo. Baby steps, one at a time, não salvaram o mundo. Com certeza, ainda mais se formos poucos.

Concluo, o papel de qualquer pessoa é de sustentabilidade é ser um agente transformador de si próprio, dos outros e das organizações em que se está inserido

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Propaganda do Banco Real de 2007 – Ganha, ganha



Na garimpagem de propagandas que sigam os preceitos do Conar e que comuniquem de forma ética o que é sustentabilidade, me foi indicada essa propaganda  que conta como um banco pode fazer a diferença. Eu gostei e comento porque:
·         Tem elementos sensoriais comuns a outras propagandas, fazendo com que a campanha perdure durante meses e anos.
·         Não usa palavras falsas ou que levam a entendimento errôneo.
·         O vídeo comunica através de uma linguagem é clara, acessível a todos o que é sustentabilidade. Conta o que é sustentabilidade e os desafios.  Apoiado por uma trilha sonora, simples.
·         Texto vende a idéia de uma forma coloquial, amiga, parece uma conversa de pé de ouvido
·         A propaganda vendo uma idéia, vende o banco como instituição e proposta dele, fala de uma forma concreta do que fez, com exemplos claros, cita fontes – pessoas do banco e clientes! – é relevante. Ele não exagera quão sustentável a empresa ou produto é. Fala de pessoas reais, tem fotografia de pessoas comuns.
E vocês o que opinam?

vejam a propoganda abaixo:http://www.youtube.com/watch?v=GBel_r1Bvyc&NR=1

domingo, 12 de junho de 2011

Anexo "U: apelos pela sustentabilidade

A última reunião da ABA foi na sede do Conar, devido ao lançamento do Anexo "U". Esse texto foi criado por um grupo para estudar normas éticas mais detalhadas em relação à forma como sustentabilidade é explorada em campanhas publicitárias. O texto trata de diversos principios importantes entre eles:

  • contretude
  • veracidade
  • exatidão e clareza
  • comprovação e fontes
  • pertinência
  • relevância