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Esse blog explora questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!

domingo, 24 de abril de 2011

Greenwashing - 10 passos para reconhecê-lo!

Segundo a agência britânica Futerra existem 10 passos a serem observados pelos consumidores para evitarem caírem na falácia do greenwash:

1.       Linguagem vazia – usar termos que o conceito não é claro – eco-friendly por exemplo
2.       Produtos verdes de companhias sujas – couro “ecológico” de curtumes que jogam mercúrio nos rios
3.       Fotos Sugestivas – exemplo do Futerra “ flores saindo do escapamento de um carro...”
4.       Claims irrelevantes – foco em um pequeno atributo quando todo o resto do produto não é sustentável - claim de uma empresa de cigarros brasileira que diz ser socialmente responsável apenas por não vender cigarros para menos de 18 anos
5.       Best in class – sendo que todos os outros produtos são altamente daninos. Ou seja, ser o melhor dos terríveis....
6.       Não é crível – cigarros sustentáveis?
7.       Jargão técnico elevado a quinta potencia – palavras e                 e informações que apenas um cientista entenderia ou poderia verificar a veracidade
8.       Não há prova – parece correto, parece lógico, mas não há evidencias de que seja como se comunica
9.       Amigos imaginários – ex. uma embalagem que parece ser certificada ou endossada por algum órgão serio, só que a certificação foi criada pela própria empresa ou o órgão não existe
10.   Mentira descarada – dados e claims totalmente fabricados.

Saiba mais no excelente texto da Futerra no link abaixo: http://www.futerra.co.uk/downloads/Greenwash_Guide.pdf

sábado, 23 de abril de 2011

Green Washing - é possível comunicar atributos de produtos de uma forma ética?

Você pode encontrar claims falsos em embalagens, campanhas de relações publicas ou publicitária, informações institucionais e produtos. Basicamente é pegar algo antigo e não transformador e dar uma roupagem nova e sustentável.
É essencial que a mensagem que passamos seja consistente e verdadeira. Já que a decisão de compra do consumidor é influenciada através mensagem que ele recebe e decidida com base em valores, preço, qualidade e etc. 
É importante que as organizações que primam pela ética se unam para levantar a barra de comunicação dos seus esforços para que todo o movimento de transformação do mundo para um mundo mais sustentável onde greenwashing seja banido e não semeie a desconfiança no consumidor em relação a diferentes iniciativas levando ao desperdício de importantes esforços e recursos de organizações serias.

domingo, 17 de abril de 2011

Há beneficios no Engajamento de Stakeholders?

Estava lendo um material de apoio do banco real " Prática de Engajamento com Stakeholders do Banco Real" - que saudades das atividades educacionais deles que eu nunca participei!

Tenho pensando muito em como fomentar o engajamento dentro e fora da organização.

Ora porque engajar stakeholders é importante? Abaixo as que considero mais relevantes - "borrowed with pride" do material do Banco Real :
Obter informação para melhorar processos internos e tomadas de decisão;

  • Construir confiança e reputação na organização;

  • Antecipar ou gerenciar conflitos;

  • Promover a construção de soluções coletivas e inovadoras; desenvolver e expandir mercados e oportunidades;

  • Criar identificação dos stakeholders com os valores de nossa organização e atrair stakeholders alinhados
    a esses valores;

  • Criar identificação dos stakeholders com as ações e resultados da organização;

  • Mobilizar os stakeholders para o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Você concorda? Sim ou não? Se sim, gostaria de adicionar mais algum?

sábado, 16 de abril de 2011

Qual stakeholder é mais importante ao comunicar a estratégia de sustentabilidade?

Estava aqui olhando diversos documentos relativos ao envolvimento e a comunicação de uma estratégia de sustentabilidade. Como consultar, envolver, empoderar e colaborar com diversos atores?

Temos que começar de algum lugar... Pensei no público interno, nos fornecedores, no governo ou representantes deles, nos consumidores dos nossos produtos, na mídia entre outros.

Depois de um tempo de reflexão cheguei a seguinte conclusão: para o público interno. Ele é quem deve espelhar os valores da empresa, propagar a sua mensagem, viver o que procuramos demonstrar para qualquer outro público e ao mesmo tempo ele é paradoxalmente o público externo - qualquer um dos colaboradores, tem pai, mãe, namorado, namorada e são estes impactados por tabela por meio de seu colaborador.

Qual sua opinião?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Material de ponto de venda sustentavel: o que você acha disso?

Nosso trainee hoje foi a um encontro para tratar da Política Nacional de Resíduos Sólidos e trouxe varias perguntas e algumas possíveis respostas.  Para quem não esta acompanhando o tema a lei sancionada no ano passado visa a proteção ambiental e inclusão social no que tange a cadeira de " produção" de resíduos sólidos.

Um dos pontos que ele me comentou e que me pareceu muito interessante e' como fazemos para fechar o ciclo? Como as empresas, podem assegurar a coleta das embalagens desde que são descartadas pelo consumidor ate que virarem um novo produto final?
 
Aqui temos alguns pontos interessantes, como educar o consumidor final para separar o lixo ( por sinal você sabe separar o seu lixo direitinho?) e desfazer-se dele de uma forma em que os responsáveis por ele, segundo a lei as empresas, possam dar um fim adequado a ele? Suponhamos, que conseguimos sanar o problema e a difícil tarefa de educar o consumidor. Temos ainda que trabalhar com a cadeia de coleta. Existem alguns exemplos no mundo muito interessante sobre isso - prometo que haverá um post sobre isso no futuro.
Ok, segunda suposição, conseguimos fazer a coleta de uma forma ou de outra. Dai o que fazemos com o produto final disso, quando o resíduo solido, foi separado e esta pronto para ser utilizado? Há uma dezena de possibilidades, podemos como no caso do Pao de Acucar, transformar o papel reciclado em partes de embalagens de uma linha sustentável, como a TAEG, ou como a coca-cola que essa semana lançou um display feito de papelão, 100% reciclável chamado de 'Give It Back'. Esse material de PDV será fornecido aos varejistas que vendem  a bebida e deve ser devolvido à fabricante ao termino do uso, que ficará encarregada de recuperar e reciclar as prateleiras. O plano é que os displays ecológicos estejam disponíveis nas lojas dos EUA até o final deste ano.
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Propaganda inclusiva e sustentável

Estava num bar e sem querer olhei a TV. Nao e´ um habito meu. Me impressionei com a propaganda da Renner olhei uma vez, olhei outra, quase nao acreditei. Tinha uma moca que nao era magrela na propaganda de lingerie. Tinha uma outra bem mais "cheinha".... Fiquei pasma e feliz. Acredito no papel transformador da comunicacao e acredito que os comunicadores e os marketeiro que trazem para si a sustentabilidade como responsabilidade individual podem sim ajudar a mudar o mundo. Tentei achar o link do video na internet e nao achei...quem tiver por favor me manda!

Dizem que na propaganda nada se copia, tudo se inspira, ou algo assim. A propaganda da Renner lembra as campanhas da Dove - valorizando a mulher, moca, menina de verdade. http://www.youtube.com/watch?v=pbkTpsc7N3Q

Agora quer saber quem eu acho que foi realmente inspirador ha muitos anos atras? Uma marca polêmica , com suas campanhas ousadas e muitas vezes chocantes: Benetton. Campanhas que estenderam o olharem para temas que mexem com feridas como a escravidão, o homossexualismo, religião, preconceito racial, dor.