Segundo a agência britânica Futerra existem 10 passos a serem observados pelos consumidores para evitarem caírem na falácia do greenwash:
2. Produtos verdes de companhias sujas – couro “ecológico” de curtumes que jogam mercúrio nos rios
3. Fotos Sugestivas – exemplo do Futerra “ flores saindo do escapamento de um carro...”
4. Claims irrelevantes – foco em um pequeno atributo quando todo o resto do produto não é sustentável - claim de uma empresa de cigarros brasileira que diz ser socialmente responsável apenas por não vender cigarros para menos de 18 anos
5. Best in class – sendo que todos os outros produtos são altamente daninos. Ou seja, ser o melhor dos terríveis....
6. Não é crível – cigarros sustentáveis?
7. Jargão técnico elevado a quinta potencia – palavras e e informações que apenas um cientista entenderia ou poderia verificar a veracidade
8. Não há prova – parece correto, parece lógico, mas não há evidencias de que seja como se comunica
9. Amigos imaginários – ex. uma embalagem que parece ser certificada ou endossada por algum órgão serio, só que a certificação foi criada pela própria empresa ou o órgão não existe
10. Mentira descarada – dados e claims totalmente fabricados.
Saiba mais no excelente texto da Futerra no link abaixo: http://www.futerra.co.uk/downloads/Greenwash_Guide.pdf