Bem-vindos!

Esse blog explora questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Comunicação para Sustentabilidade II


Vocês perceberam que eu não postei ontem? Ficaram na expectativa? Queriam um conteúdo novo?


Você tem que trazer conteúdo novo para as pessoas lerem, se não ele vira paisagem, certo? AS pessoas olham por ai e não vêem nada mais. Uma adesivagem de elevador é barbara, na primeira semana, depois você nem lê mais, nem percebe o que está escrito.


E como chamar atenção para esse conteúdo novo?
Através de hiatos. Por exemplo, voce usa o jornal mural? Coloque o conteúdo novo na segunda-feira, tire na quinta-feira final do dia, sexta-feira torna-se um hiato. E segunda-feira você atende as expectativas, move as pessoas você tem conteúdo novo e por causa do hiato ele será valorizado.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é relevante para voce?


Será que escrevemos ou propomos algo realmente relevante para o nosso publico objetivo?

Temos que nos colocar no lugar de quem recebe a mensagem que propomos. Geralmente quem aprova o texto não é para quem o texto se direciona. Quem aprova o texto, tem um background o tema maior do que aquele que vai receber a mensagem.

Técnicas antigas.... antes de, por exemplo, soltar um email marketing, passe para um colega, aquele que senta no andar de baixo o texto para que ele leia e depois te explique o que exatamente captou. Pode ter certeza que essa simples ação, pode ajudar a melhor, e muito, a eficácia da sua mensagem.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Comunicação Interna para Sustentabilidade 1

Senso de Pertencimento

Se você quer transmitir a sensação de pertencer a pessoas de todos os níveis da organizacão, não adianta comunicar só para OZOMI lá de cima.

Essa nova geração que está aí, começando uma carreira profissional, nao quer uma comunicação unilateral, não quer ser recebedoura de mensagens. Voce já parou para pensar por que as pessoas assistem cada vez menos horas TV e ficam cada vez mais conectadas a internet? Esse meio possibilita interacões, é uma via de mão dupla. Ela permite o protagonismo. Você pode ter direito aos seus 15 minutos de fama, como diria o Andy Warhol.

Quando você coloca alguém no holoforte, você estimula a participação, por isso os blogs podem ser uma boa alternativa para um público jovem. Eles funcionam num efeito cadeia, eu vou la faço um belo de um post e comento com o meu colega, que lê o meu post, e fica mais inclinado a fazer o seu. Experiência própria, usamos um post de uma colaboradora como parte da newsletter e isso despertou nela um sentimento de que havia contribuindo de forma relevante: um estimulo para continuar lendo e participando.

Aqueles concursos, do estilo o que você faz de sustentável, também tendem a ser uma boa pedida. Você seleciona as melhores historias, tira foto das pessoas e publica. Você da palco para seu colaborador e ele se torna o comunicador da sustentabilidade. Que tal?

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A exposição Água na Oca: opção cultural para o final de semana



Se você não se interessa por de temas relacionados a sustentabilidade, tudo bem. Há opções para quem gosta de arte, tecnologia e ciência, com obras e instalações interativas que convidam o visitante à reflexão sobre o tema.





Na parte artística você entra numa instalação que remete a caminhar sobre as águas, outra que utiliza de grandes aquários que funcionam como lentes de aumento. Lampadas led com sistemas mecanicos que imitam o vai e vem do mar.


E depois de caminhar pelos três andares da Oca, você chega ao topo e pode deitar em colchões de água e relaxar vendo um pequeno filme sobre o fundo do mar.


Exposição Água na Oca

Data: de 26/11 a 08/05

Horários: Sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h (bilheteria até as 19h)

Endereço: Portão 3, Parque Ibirapuera

Ingressos R$ 20

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Curso de Comunicação Interna

Olá pessoal,

hoje fiz um curso de comunicação interna. Foi muito bacana. Vocês já pararam para pensar quão importante é para a sustentabilidade impactar da maneira correta os funcionários?

O mundo corporativo está mudando cada vez mais rápido. O risco e a incerteza batem a porta das empresas diariamente. A transparência e a ética são mandatórios. A responsabilidade social e a sustentabilidade não são mais atributos de empresas boazinhas, são questões estratégicas que representam vantagens competitivas para os negócios.

A nossa audiência interna está cada vez mais crítica, desejando dialogar e não apenas receber informações. As mídias que usamos e a linguagem é hoje cada vez mais da era dos Jetsons's, mas ainda precisamos apelar para artificíos da era dos Flinstones, como diria o prof. Carlos
Parente.

Uma comunicação para sustentabilidade deve usar da verdade e da transparência e devemos ser consistentes. Não podemos ter ações e atitudes que estejam em desacordo com nossos objetivos de comunicação.

Lembre-se comunicar para seu público interno é paradoxalmente também comunicar para o público externo - qualquer um dos colaboradores, tem pai, mãe, namorado, namorada e são impactados por tabela por meio de seu colaborador.

Bem vindo a meu blog!


Pessoal,


esse blog explorará questões de sustentabilidade e responsabilidade social principalmente no ambiente corporativo. Sejam bem-vindos!